Coma bem e tenha bom aspecto
Cinco alimentos que combatem os efeitos da idade.
Se está a pensar desfrutar do sexo pelo menos até ao resto da sua vida, vai querer ter bom aspecto, não? Acrescente um par de porções destes mantimentos de juventude à sua dieta semanal.
Estas maravilhas da natureza são a maior fonte de vitamina E de todos os alimentos conhecidos. A vitamina E combate o dano oxidativo sobre os lípidos e atenua os efeitos do passar do tempo sobre a pele, além disso a vitamina E é um forte aliado contra aos radicais livres, inimigos do organismo e responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. É essencial em qualquer processo de cura e de rejuvenescimento.
Espinafres e legumes
Um grupo de investigadores estudou a dieta de 400 homens adultos na Austrália, Indonésia e Suécia e observou que os que comem mais verduras e legumes têm menos rugas.
A razão encontrada foi a seguinte: estes alimentos contêm grande quantidade de compostos que ajudam a evitar e reparar o desgaste das células cutâneas ao envelhecer.
Sumo de uva
Para além de proporcionar uma protecção contra os enfartes e a apoplexia, o sumo de uva também pode evitar que a pele se enrugue ao amadurecer. As uvas estão cheias de polifenóis, que ajudam a manter a pele flexível e elástica.
Batatas
A exposição às radiações ionizantes do sol é uma das principais razões do envelhecimento prematuro. Mas as batatas podem ajudá-lo a combater as imperfeições.
Um grupo de investigadores europeus descobriu que os pigmentos dos alimentos ricos em betacarotenos, como as batatas e as cenouras, se podem acumular na pele, protegendo-a do ataque dos raios ultravioletas. A melhor forma de nos abastecermos destes dois nutrientes é através de alimentos frescos uma vez que estes antioxidantes perdem as suas qualidades rapidamente. Além disso, os benefícios são maiores desta forma do que sendo tomados em forma de complexos vitamínicos.
Queijo
Não é de estranhar que os ratos tenham tão boa dentadura e tenham conquistado o carinhoso apelido de "malditos roedores". O queijo é uma boa fonte de cálcio, a principal componente dos ossos e dentes, responsável pela coagulação sanguínea e batimentos cardíacos, importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. O consumo deste derivado lácteo contribui para reforçar os dentes assim como pode reduzir os níveis de bactérias na cavidade bucal e ajudá-lo a manter os dentes limpos e sem cáries.
Artigos relacionado:
Texto concedido pela revista:
